Seja bem-vindx!

Esse é o cantinho de um menino simples, inquieto e muito pensativo. Devaneios literários são mais que comuns aqui, podendo até gerar dúvidas: será? Espero que goste de passear por aqui. ;-P

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UM POUCO + SOBRE... ÓPERA

  Bom gente, hoje vou falar um pouco sobre Ópera, que não é algo comum entre os jovens de hoje, exceto eu, que sou apaixonado por ela desde criança. 

  Segundo o site Wikipédia, Ópera é:

Ópera (em italiano significa trabalho, em latim obra) é um gênero artístico teatral que consiste em um drama encenado acompanhada de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfônica completa.
O drama é apresentado utilizando os elementos típicos do teatro, tais como cenografia, vestuários e atuação. No entanto, a letra da ópera (conhecida como libreto) é normalmente cantada em lugar de ser falada. A ópera é também o casamento perfeito entre a música e o teatro.
   
  Também conhecida por "Bel Canto", que segundo o site Wikipédia é:
Bel canto ("belo canto" em italiano) denomina toda uma tradição vocal, técnica e interpretativa da Ópera italiana a qual originou no fim do Século XVII e alcançou seu auge no início do Século XIX durante a era da ópera de bel canto.

  Não vou estender demais para não ficar uma coisa chata, mas esclarecendo que Ópera não é só berros e gritos, Ópera é a base da música, é a mais difícil de cantar, porque não se canta, se recita, ela é cultura, e para todos, não só para alta classe da sociedade, digo isso porque podemos encontrá-la na Internet, podemos ouvi-la a hora que nos der vontade. Espero que tenham gostado, ou pelo menos se interessado um pouco, e encerro o post com algumas das árias mais famosas. Abraços
Maria Callas - "Suicidio!" - Ópera: La Gioconda

Maria Callas - "La Mamma Morta" - Ópera: Andrea Chénier

Ekaterina Shcherbachenko - "Signore Ascolta" - Ópera: Turandot

 R. B. Mattozzo

2 comentários:

  1. Nunca tinha parado pra ler sobre ópera. Mas gostei, muito interessante.

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei incrível quando descobri que você gosta de ópera. Você é a primeira pessoa que conheço de gosta desse gênero. E te adimiro muito =] Desde que comecei a fazer aula de canto, pesquisei um pouco sobre as divisões de vozes e acabei caindo nesse gênero. Bom, até aí eu pensava que cantava né... Porque vendo esses vídeos você vê que não sabe nada!! É incrivel! Bom, não é uma música que eu escutaria no dia-a-dia, mas é um trabalho divino e cultural, que devia ser mais reconhecido. Assim como a classe baixa tem sua voz, porque a classe alta também não pode ter? Pode ser que eles pareçam mais "metidos", mas também são muito perfeccionistas e isso deixa a obra tão clássica, tão adimirável, tão cultural!!

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"CORPO E ALMA UNIDOS A SERVIÇO DA EVOLUÇÃO... EIS O QUE DETERMINA A NATUREZA!"